O Idalécio é de esquerda ou de direita?

Panama Papers: Irmão do português na lista diz que notícia “foi murro no estômago”

“Factos contra mitos: ficou provada a existência de paraísos fiscais, mas persistem dúvidas sobre as 70 virgens no paraíso. Tens canais para fugir ao fisco?, perguntam os pobres diabos. Já os diabos a sério têm “o” canal.

Os Papéis do Panamá, belo título, digno de John Le Carré. É sobre um alfaiate especialista em bolsos para esconder carteiras. Ele (na verdade são dois, isto é uma história de subterfúgios) chama-se Mossack Fonseca – outro belo nome, entre uma agência de espionagem israelita mal pronunciada e o apelido de Rubem, o maior contador de crimes da língua portuguesa.

Há ditadores (o rei saudita), há líderes de regimes instáveis (o presidente argentino) e de democracias consolidadas (o primeiro-ministro islandês). Este último mostrou que é muito melhor a esconder o dinheiro do que a atrapalhação: meteu os pés pelas mãos à frente dos microfones. Mas foi de democrata: fugiu ao fisco mas não aos jornalistas. Nas revelações estão Putin e o presidente ucraniano Petro Porochenko – em Odessa matam-se abertamente (enfim, outros por eles); no Panamá, escondem o dinheiro juntos. E houve até um gesto de equidade: depois de semanas contra o PT, revelam-se segredos de Eduardo Cunha, o líder do PMDB, que quer derrubar Dilma… Leva toda a gente! Até Messi, tão bom a esconder a bola como contratos.

Só nós é que estamos na expectativa. Apareceu um Idalécio. Mas ele é quê: direita ou esquerda? Sem sabermos, como nos indignar?”

Ferreira Fernandes

Anúncios
Explore posts in the same categories: Sociedade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: