Casa da Prelada

Situada na freguesia de Ramalde, a Casa da Prelada e o jardim envolvente, onde se encontra um dos maiores labirintos de buxo da Península Ibérica, são parte integrante do maior conjunto paisagístico delineado pelo arquiteto italiano Nicolau Nasoni – a Quinta da Prelada.

Até aos inícios do século XX, a Casa e a Quinta da Prelada pertenceram à família Noronha e Menezes. Em 1903, o último proprietário, D. Francisco de Noronha e Menezes, doou a propriedade à Misericórdia do Porto. Cumprindo a indicação do benemérito, a Misericórdia converteu a antiga residência num Hospital de Convalescentes, mais tarde Centro de Recuperação de Diminuídos Físicos e, por último, num lar da terceira idade.

Após terem sido realizadas profundas obras de reabilitação, entre 2010 e 2013, a Casa é atualmente um espaço cultural que acolhe o Arquivo Histórico da Misericórdia do Porto, um Auditório, a Sala dos Provedores e várias áreas que estão preparadas para receber diversas iniciativas, como exposições, concertos e conferências. Do inventário arbóreo e arbustivo do jardim, salientem-se as tílias, os buxos, a araucária, os rododendros e as camélias japónicas.

Anúncios
Explore posts in the same categories: Cultura e Lazer

One Comment em “Casa da Prelada”

  1. Manuela Says:

    Num mundo pleno de más notícias, é com redobrado prazer que se encontra nesta teia global um belo texto que nos remete para um passado que se estende até ao presente.
    Assim, é domingo.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: