Costa foi a Berlim como cobrador do fraque

“António Costa foi a Berlim cobrar parcialmente a dívida que a Alemanha tinha connosco. Levaram-nos jovens engenheiros, chave na mão, e não pagaram nada pela formação. Lembram-se? Pois talvez agora paguem alguma coisita…

Sobre os refugiados, as balizas extremas estão já definidas e entre elas cabe lá muito. Tanto os fãs de Donald Trump – “eles que se amanhem, não entra ninguém!” – como os auto-flagelados pela consciência – “o Ocidente é o culpado de tudo, agora só nos resta escancarar as portas…” – têm resposta fácil. Mas acontece que os refugiados existem, mesmo. E soluções reais são precisas, mesmo. Segue-se uma pequena solução.

Talvez venham aí dois mil jovens sírios, com bolsas pagas pela Alemanha para frequentarem universidades portuguesas. E talvez mais mil para as escolas politécnicas. A proposta foi anunciada por António Costa, na sua visita a Berlim. Há política aqui. Isto é, a partir duma boa intenção, propõem-se as condições para que ela se realize. E, mais, encontram-se aliados para ajudar. E, mais, ainda: empurram-se os parceiros de forma a que participem o máximo (no caso, para que Angela Merkel entre nesta proposta portuguesa, aproveita-se o baixo austral dela na Alemanha por causa do seu apoio aos refugiados).

Isto é política. Boa política. Ajudamos a resolver um problema humanitário, subvencionamos as nossas escolas com dinheiro alemão e formamos jovens estrangeiros, parte dos quais herdaremos como gente qualificada. Política. Boa política. Nos antípodas de outra política. Má política – de quando empurrámos para o estrangeiro os jovens que formámos aqui, para os outros, a custo zero, beneficiarem.

Já tivemos, há dias, muito parlapié sobre orçamentos ideológicos, sobre os do governo anterior e o deste. Não se entendeu bem. Espero que se entenda agora melhor como a política de ontem (“saiam da zona do conforto”) era uma política ideológica, e esta é outra política ideológica. Aquela, ideologicamente burra; esta, não.”

Ferreira Fernandes

Anúncios
Explore posts in the same categories: Política

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: