Eleito, Marcelo começa já a abrandar

“Ontem, Marcelo almoçou com o Presidente Cavaco, lanchou com o presidente parlamentar Ferro e jantou com o primeiro-ministro Costa. Num dia, Marcelo arrumou a primeira, a segunda e a terceira figuras do Estado. Mas a questão é: por que parou aí?

A jornada de ontem, apesar de lauta, leva-nos a suspeitar que o hiperativo presidente eleito não o é tanto assim. Marcelo – de quem se dizia, quando jornalista no Expresso, que ditava ao mesmo tempo um editorial e um artigo de fundo… – é, afinal, um stakhanovista moderado. Um dia tem 24 horas e, para quem dorme só quatro, ainda restavam 20 horas para encontros oficiais.

E se havia gente para encontrar! A “lista de precedências” é uma lei que hierarquiza o protocolo de Estado. Essa lei vai até à 58.ª alta entidade pública – passando pelo presidente da Academia Portuguesa de História (38.ª) e pelos presidentes das juntas de freguesia (53.ª). Por que foram ontem votados ao desprezo? Não colhe a resposta provável de não haver refeições para encaixar tanta individualidade. Almoço, lanche e jantar estavam tomados, seja. Mas havia cafezinho da madrugada, pequeno-almoço, brunch, ceia… Um petiscozinho para almirantes (46.ª), um copo para antigos primeiros-ministros (17.º). O Marcelo que nos foi apregoado haveria de encontrar tempo até para – há na lei um artigo próprio para equiparações – os “cônjuges das altas entidades”.

Presidente Marcelo, não nos falhe no que mais esperamos de si: boa vontade e imaginação.”

Ferreira Fernandes

Anúncios
Explore posts in the same categories: Política

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: