Decisão irrevogável? Por quanto tempo?…

“Se houve alguém a quem o acordo das esquerdas bateu forte foi a Paulo Portas. Ele que é conhecido por ser um arguto jogador político, foi ultrapassado pela “mestria” negocial de António Costa que ao alinhar as esquerdas desalinhou a direita. E despedaçou o líder centrista.

Portas saiu arrasado da “derrota política”. Ganhou, mas perdeu. Atarantou-se. E pior, viu à sua frente o recomeçar de um filme que conhece de cor: passou à oposição com a perspetiva de ter de aguentar o barco num ciclo que pode ser longo. E que no cenário mais otimista terminará sempre com ele a ser número dois de um governo liderado por alguém com quem, muito provavelmente, acabaria por desafinar. Como aconteceu com Passos, com Santana, com Barroso.

Pesou demais o regresso ao Parlamento, ao lugar de deputado. Ao confronto com Costa. Às discussões partidárias, ao vota aqui e abstém-se ali. Guerras que agora parecem pequenas para quem andou nos altos voos da governação. Para quem anda nisto há demasiado tempo. Ao contrário de Passos Coelho, Portas é um líder antigo. Dezasseis anos. Já não há novidade. Nem para ele, nem para nós. Nem para o partido, que por mais que desminta, já fazia contas à sua saída.(…)”

Este artigo de Bernardo Ferrão no Expresso online, em cima da hora, deixa-nos uma interrogação. Provavelmente esta decisão de Paulo Portas é irrevogável, mas por quanto tempo?

Este cenário é exactamente igual ao que ele protagonizou com Ribeiro e Castro, a quem fez a vida negra durante dois anos até recuperar o poder.

Alguém que esteja disponível para o substituir terá de ser um seu pau mandado, será sempre um líder fraco porque em todas as circunstâncias obedecerá às ordens de Paulo Portas.

Alfredo Fontinha

 

Anúncios
Explore posts in the same categories: Política

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: