Governar com todos

“No seu discurso de Natal, António Costa explicitou os seus objetivos e o seu método. Manter a “trajetória da redução do défice orçamental e da dívida pública”, mas rompendo o triângulo imposto por Bruxelas/Berlim, e aceite incondicionalmente pela anterior coligação de direita: “Austeridade/desigualdade/empobrecimento”.

O caso do BANIF veio confirmar a austeridade como um cruel absurdo, que agrava uma doença cujo diagnóstico está errado (ataca a despesa pública, quando a raiz do mal reside num sistema financeiro e numa união monetária desenhadas por arquitetos incompetentes).

A receita de Costa é um triângulo virtuoso: “crescimento/emprego/igualdade”. Essa mudança implicará o reinventar das apostas identitárias da III República, que em 2016 se evocam em datas redondas: 40 anos de Constituição democrática; 30 anos de integração europeia; 20 anos de CPLP. Que assinalam, como diria Pessoa, o último e fundamental império da universalidade da língua portuguesa.

E o método? No seu melhor, a democracia representativa consegue ser um governo para todos. Não só porque os cidadãos se dividem entre eleitores e eleitos, como, através dos partidos, nem todos os eleitos governam. A fórmula metodológica de Costa insiste na tríade: “transparência/diálogo/compromisso”.

Nas suas primeiras semanas no ativo, o governo de Costa veio da esquerda para o centro, partindo daí em expedições legislativas, oscilando em todas as direções. Será possível prolongar numa legislatura esta espécie de governo com todos? O que é inegável é este PM falar como John Rawls (1921-2002) e decidir como Donoso Cortés (1809-1853).

Exalta o maior “consenso por sobreposição” possível, mas recusa transformar o parlamento num lugar de discussão inconsequente. O tempo dirá se esta insólita combinação poderá ser sustentável.”

Viriato Soromenho Marques

Anúncios
Explore posts in the same categories: Política

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: