O tapume

Resultado de imagem para passos coelho e carlos costa

“(…) O Banco de Portugal foi um dos biombos mais usados por Passos Coelho. O BdP serviu de cortina não apenas na absurda solução que matou o BES nas 48 horas mais onerosas do sistema financeiro português, mas fez-se também sentir na condução da política económica.

O governador Carlos Costa, ambicioso e alinhado com o anterior executivo, aceitou o papel de engodo, alisando o terreno com intervenções políticas disfarçadas de relatórios técnicos destinados a consolidar a ideia de que não havia alternativa ao que estava a ser feito – e nalguns pontos, embora não muitos, até havia. Sobre o Novo Banco está tudo dito: um regulador que se converte em vendedor não tem sentido, é um contrassenso que custará muito caro ao país.

E agora temos o Banif. O que dizer? Antes de mais, que as comadres – Passos Coelho e Carlos Costa – zangaram-se e encalharam numa luta aflitiva para ver quem consegue salvar a cara. A resposta é evidente: nenhum deles vai conseguir, têm ambos responsabilidades grosseiras no Banif, por ação e omissão, embora seja necessário fazer uma análise fina de tudo o que conduziu a mais este desfecho com enormes custos para os contribuintes.

Mas sobram ainda outros problemas: a credibilidade do governador está ferida de morte. A independência do Banco de Portugal, mesmo nesta versão aguada pelos poderes supremos do BCE, é essencial à credibilidade do país. A saída de Carlos Costa, sendo desejável para a eficácia do sistema, terá de ser resolvida mais à frente num quadro de maior normalidade, desejavelmente com o acordo entre PS, BE, PCP, PSD e CDS.

Quanto a Passos Coelho, os militantes do PSD decidirão em congresso o que fazer com ele, mas há limites para o ilusionismo político. Um líder da oposição que atira para a frente os subordinados não inspira grande confiança.(…)”

André Macedo/DN

Anúncios
Explore posts in the same categories: Política

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: