O facto político deliciosamente consumado

“Para a pequena história da imprensa em Portugal, Marcelo foi o inventor dos “factos políticos”, nos anos longínquos da fundação do Expresso. Em várias alturas da sua vida, Marcelo foi sujeito desses “factos políticos”, outra vezes predicado, quase sempre complemento directo.

O facto político de ontem – além da proclamação de mais austeridade pelo governo apoiado pelo PCP e Bloco de Esquerda – foi a declaração de apoio do PSD e do CDS à candidatura presidencial de Marcelo Rebelo de Sousa.

O que diria o Marcelo analista de factos políticos do facto político do apoio do PSD à sua candidatura a Belém? É difícil prever o pensamento do mais antigo comentador do país que saiu de funções há escassos dias, mas certamente o comentador Marcelo dedicaria uns minutos a analisar a utilização pelo PSD do verbo “recomendar” o apoio. Ora, a palavra “recomendar”, quando se trata de apoio a um candidato, não é especialmente excitante – e isso até funciona bem com a estratégia de Marcelo de não ficar excessivamente colado ao PSD e CDS para conseguir captar votos junto do eleitorado de centro-esquerda.

Mas, muito mais do que a magnífica expressão “recomendar”, a justificação de que o PSD deve apoiar Marcelo Rebelo de Sousa por ser “a favor da Europa e da NATO” é manifestamente deliciosa. Sabendo-se que nem Sampaio da Nóvoa nem Maria de Belém são contra a Europa e a NATO (estão a ver o general Eanes e Jorge Sampaio a apoiar Nóvoa se ele fosse contra a NATO?) a expressão é utilizada exactamente por ter sido os termos que Cavaco Silva usou para manifestar a oposição a um governo apoiado pelo PCP e pelo Bloco de Esquerda. Aqui, o PSD é o sujeito, Marcelo o predicado e o complemento directo é colocar o candidato presidencial contra o governo em funções. Ora, esta é a última posição em que Marcelo se quer ver metido. O apoio do PSD não é envenenado, mas o facto político está deliciosamente consumado, à altura de Marcelo Rebelo de Sousa.”

Ana Sá Lopes

Anúncios
Explore posts in the same categories: Política

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: