Mas porquê?… É muito estranho!

Hoje ouvi pela voz de Nicolau Santos na Antena 1, no comentário diário que faz sobre economia, referir-se à contratação pelo Banco de Portugal do ex-secretário de Estado Sérgio Monteiro para promover a venda do Novo Banco. Os honorários do “vendedor” são de 30 mil euros mensais durante 12 meses acrescidos da contribuição para a Segurança Social.

Esta situação já todos nós conhecíamos por tão badalada na comunicação social, o que eu não sabia e também dito por Nicolau Santos era de que havia dois outros contratos:

1. O BNP Paribas também foi contratado para assessorar financeiramente a venda do Novo Banco. Pelos seus avisados conselhos, o banco francês recebe uma remuneração mensal de 250 mil euros, durante dois anos, e um prémio de sucesso (success fee) de 10 milhões, o que soma 16 milhões de euros;

2. Enquanto «Autoridade de Resolução», o Banco de Portugal decide contratar mais um escritório de advogados inglês, a TC Capital, para assessorar financeiramente a venda. A despesa dos serviços a prestar durante dez meses é a de uma remuneração mensal de 30 mil euros e um prémio de sucesso (success fee) de 500 mil, o que soma 800 mil euros.

Quer dizer, tudo isto somado ultrapassa os 17 milhões de euros é legítimo perguntar:

Porquê tanta gente para tratar deste negócio? Será mesmo que haverá comprador? Quanto vão custar ao erário público todos estes desmandos praticados pelo governo de Passos, Portas e Maria Luís?

E já agora, era importante ouvir Carlos Costa, governador do Banco de Portugal, dado tratar-se de uma figura central neste processo tão nebuloso e que levou, também não se pode esquecer, ao “roubo” de milhões a clientes do BES.

Isto é tudo muito estranho!

Alfredo Fontinha

Anúncios
Explore posts in the same categories: Política

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: