O primeiro desafio de Costa

“Esqueçamos por uns instantes que Cavaco Silva existe. Que os seus ódios poderão obstaculizar a fruição da democracia. Imaginemos que a tão maltratada Constituição será respeitada, sem golpes.

O primeiro grande teste a António Costa não será o programa de governo mas a sua constituição. É aí que Costa dará ao país o primeiro sinal das suas intenções.

Vivemos um daqueles momentos em que a experiência de governo não é necessariamente uma vantagem. Se Costa plasmar os equilíbrios internos do PS, recuperando as gentes de Sócrates ou de Seguro, ficará condenado a ter de negociar dentro de casa. Pior, ficará condenado a repetir um caminho que trará PSD e CDS de volta ao governo.

Se Mário Centeno está praticamente garantido no Ministério das Finanças, importa colocar na Economia alguém que possa construir, além do neoliberalismo. Ricardo Paes Mamede, professor e economista que tem vindo a ser falado para esta pasta, poderá representar um sinal importante de ruptura com o statu quo de um desenvolvimento bacoco, sem dimensão cultural e social..

Mas o desafio não se reserva ao nome de novos ministros. A própria estruturação do governo terá de mudar. O problema da habitação, por exemplo, deve voltar a merecer honras de ministério, incluindo a reabilitação urbana – retirando-a de uma dimensão exclusivamente financeira – e o arrendamento – para o qual o governo de Passos deixou a bomba-relógio dos despejos de pessoas com mais de 70 anos.

Por fim, o impacto indirecto da constituição do governo deve fazer tremer ainda mais uma certa cáfila de dirigentes da administração pública de nomeação política que se agita em indignações clandestinas na luta contra a indigitação de António Costa. Estas gentes habituadas a servir quem as nomeia, com anos de práticas despóticas para com os trabalhadores e para com a população que deviam servir, não motivarão qualquer tipo de pena ou solidariedade, ainda que a parca experiência profissional fora dos corredores do poder lhes possa reservar muitos anos de degredo profissional.”

Tiago Mota Saraiva

Anúncios
Explore posts in the same categories: Política

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: